Postagem em destaque

Carta aos Efésios: todos são família de Deus. Por frei Gilvander

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Vem Ai!!! A 20ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais. Reportagem do Jornal da Cidade de Paracatu. 15/02/2017.

Vem Ai!!! A 20ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais

(Reportagem do Jornal da Cidade de Paracatu, Ano II - Edição 18 - 11 de janeiro a 15 de fevereiro de 2017, p. 5.)


“O evento será realizado em defesa das nascentes e do cerrado, contra o uso dos agrotóxicos e transgênicos na produção de alimentos e anunciar em marcha, que outro modelo de sociedade é possível. ”

Na noite do dia 3 de fevereiro de 2017, na Cáritas Diocesana de Paracatu, MG, a Comissão Organizadora e parceiros da 20ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais participaram da terceira reunião preparatória para a tão esperada 20ª edição Romaria, uma vez que nesta atividade, se busca mais que confortar o coração, busca a transformação da sociedade para um país justo e igualitário, através de boas ações, como é o caso da Romaria que contribui para transformar a mística e a espiritualidade em gesto e o compromisso concreto. O evento será realizado no Noroeste de Minas por meio da Diocese de Paracatu e é uma promoção da Comissão da Pastoral da Terra do Estado de Minas Gerais, Caritas Diocesana de Paracatu e Diocese de Paracatu. O acontecimento tem o apoio das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Pastoral da Criança, dos Movimentos Sociais de Manifestação Populares como: o MST, Movimentos dos Pequenos Agricultores, Movimentos atingidos por barragens, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Levante Popular da Juventude e Quilombolas. Ele conta também com o apoio do Deputado Estadual Rogério Correia e do Deputado Federal Padre João. A atividade é em nível estadual, tendo como tema: “Povos da Cidade e do Sertão Clamando por Água, Terra e Pão” enquanto que o lema é: “Povos, Rios, Veredas e Nascentes são Dons de Deus em Romaria e Resistência”. Serão vários eventos conectados aos municípios que compõem a Diocese de Paracatu. A expectativa é que compareçam milhares de pessoas para prestigiar o evento a fim de denunciar os conflitos por terra e água e anunciar em marcha que outro modelo de sociedade é possível, como por exemplo, por um campo e uma cidade com justiça social saudável e soberana. A celebração final da 20ª Romaria acontecerá no dia 23 de julho de 2017 em Unaí, MG, mas a suas ações já começaram, elas estão sendo feitas num determinado processo, acontecerão várias pré-Romarias e até o fechamento desta edição, dois itinerários já foram confirmados, sendo no dia um em Buritis e no dia 04/06/17 no município de Urucuia, Diocese de Januária. Um festejo de vida apontou a fragilidade hídrica em Minas Gerais, principalmente nos municípios de Paracatu e Unaí, MG, que segundo informações, concentram-se a maior extensão de terra irrigada do país, com isto, há uma forte tendência de nascentes, rios e córregos secarem. Um dos principais motivos para este colapso é a ação do agronegócio. Segundo um levantamento de informações outro enigma impactante são os trabalhos de mineração concentrados no município de Paracatu. A realidade de Paracatu e Unaí estimulou a reflexão e a busca por ações concretas frente aos impactos socioambientais. Este foi um dos grandes motivos para que este evento acontecesse na região desses municípios, assim afirmou o frei e padre da Ordem dos Carmelitas, Gilvander Luís Moreira à reportagem do Jornal da Cidade. 
Continuem acompanhado os trabalhos desse grupo, acessando o blog:

 Já foram postados uma série de vídeos e documentários denunciando a devastação das águas em Paracatu e que o Rio Urucuia está morrendo aos poucos, devido também à ação maléfica dos homens capitalistas. Fica aí o convite para todos entrarem nesta roda popular, participando e acompanhando os trabalhos do grupo em prol da realização da 20ª edição da Romaria das águas e da terra de MG.

Abaixo o depoimento exclusivo de frei Gilvander Moreira ao Jornal da Cidade de Paracatu, sobre o objetivo da 20ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais.


“O objetivo é denunciar a injusta e covarde devastação da mãe terra que vem acontecendo no Noroeste de Minas. Descobrimos que Paracatu e Unaí, MG, são os dois municípios do Brasil campeões em processo de agronegócio através de irrigação. Tem o maior número de pivôs irrigando mais de 70 mil hectares de terra. Vem também denunciar que o ser humano é uma dignidade sagrada. Envenenar a comida do povo com uso indiscriminado de agrotóxicos é um pecado, um crime. Não é por acaso que está acontecendo esta grande epidemia de doenças como o câncer, alzaimer e outras doenças no Noroeste de Minas e em todas as partes do Brasil. A 20ª Romaria das águas e da terra de MG, por um lado vem fazer essas denúncias e, por outro lado, reforçar o clamor dos camponeses, do povo das periferias da cidade e do campo. Todos têm direito a terra e a alimentação saudável. A Romaria é para anunciar um caminho que é promissor e que tem o aplauso do Deus da vida: caminho da agricultura familiar, da reforma agrária, da agroecologia, da alimentação orgânica. Esta degradação vem amputando os direitos sagrados das novas gerações de viver. Outro objetivo da 20ª Romaria é fortalecer em nós a mística de que ser pessoa cristã não é só ficar orando, rezando e louvando, mas se solidarizar com quem está sofrendo e lutando coletivamente contra toda e qualquer injustiça que acontece apunhalando e matando a mãe terra e a irmã água. A 20ª Romaria é para fortalecer as forças vivas que defendem a vida humana presente em todos os seres vivos”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário